quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VIVA A VIDA!!!! ............VIVA HELENA!!!

Todos devem estar a se perguntar: "Quem é essa Helena!!?? " . Para isso é necessária uma curta introdução que faço aqui abaixo.
Há algumas semanas uma amiga me perguntou se era comum uma pessoa jovem, de 20 e poucos anos sofrer uma Trombose Venosa Profunda.
Disse que não,de forma alguma e que geralmente havia uma causa subjacente para estes casos.
Ela me disse então que uma sua amiga havia sofrido desta complicação e , por ser muito sua amiga havia ficado bastante preocupada. A Distância que separa Luanda de Brasília só piorava tudo....
Não nos vimos mais até uma semana depois,quando soube que um novo episódio de trombose havia ocorrido.
Neste momento , certo de que alguma causa subjacente havia, falei com minha amiga que achava que um oncologista deveria ser consultado.
Naturalmente no Brasil, os colegas que a atendiam não vacilaram e fizeram isso independente de minha modesta opinião e foi então encontrado um tumor de pulmão.
Iniciou-se então uma batalha por mim acopmpanhada pelo Blog que o casal ( A paciente e seu marido) criou e soube que ela estava grávida de 6 meses.
Bem a paciente iniciou sua quimioterapia visando combater um Tumor de Pequenas Células.Uma quimioterapi modificada em virtude do estado de gravidez.
A grande injustiça que Deus fez conosco, médicos, é , ao nos haver presenteado com conhecimento, ter nos privado de toda e qualquer esperança.
Esperança que todos as pessoas "normais" têm face a uma doença tão hedionda quanto um tumor de pequenas células. Apesar do diminutivo do nome , por haver militado tantos anos na Cirurgia Torácica e por manter a esperança de tornar a exercê-la, sei que este tumor é um grande vilão.
Esta privação de esperança pude vivenciar quando meu pai adoeceu e entrei numa sala aonde vi uma Tomografia de Tórax mostrando um tumor deste tipo. De imediato sabia o desfecho que teria o caso, porém não me sentia no direito de tomar de minha mãe e meus irmãos a única coisa que lhes restava, a esperança.
Assim foram 2 meses de evolução e sofrimento surdo e calado, o qual , tenho certeza, meu pai percebeu.
Neste caso, uma mulher jovem ,gravida, já mãe de um filho e portando um tumor altamente agressivo e com poucas chances de cura.
Seu blog tornou-se leitura diária para mim , e , naqueles momentos em que leio aquele blog escrito em cor de rosa, abstraio qualquer conhecimento médico e entrego-me ao seu maravilhoso mundo cor de rosa ,repleto de amor, alegria e esperança.
Parabenizo-a pela sua atitude diante da vida, pelo seu amor a vida, e pela lição que ,diariamente ,dá a todos nós!!
Leio todos os dias, torço e rezo bastante para ela....Medicina é o C....
VIVA A VIDA!! VIVA A ESPERANÇA!!!
VIVA HELENA!!
Ah!! Quase esqueço!! Quem é Helena??
Helena é o nome que o casal escolheu para batizar sua filhinha que está por vir...
Um beijo cheio de esperança e celebrando a vida semnpre!!!

Um comentário:

  1. Como sempre o que você escreve me faz refletir e muito !!! Me faz ver e rever que perco as esperanças em diversas situações!!! Obrigado por me fazer refletir minha vida!! abraços grazielle.

    ResponderExcluir