segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Inveja é uma..........Questão a ser abordada...

Oi Pessoal!!
Ontem ao mexer nos livros descobri um antigo livro de Zuenir Ventura, escrito para a serie dos Pecados Capitais.
À Zuenir coube escrever sobre a inveja.
Lembro bem da definição de inveja dada por Zuenir , que dizia que inveja , antes de ser o desejo de ter o que o outro tem ( isso é cobiça) ,é sim aquela vontade surda de que , sobretudo, ELE não tenha .
Este sentimento , que habita as areas ,mais tenebrosas e sombrias da psique humana , já foi abordado em diversas esferas, desde os parachoques de caminhões que trazem a frase famosa ( A inveja é uma merda) até obras literárias clássicas como Othelo e até mesmo o Mahabharata , livro do Upanishad.
Nestas areas sombrias na qual sentimentos que estão ali sepultados nos atacam sorrateiramente , a inveja vive disfarçada, nunca realmente mostrando seu rosto,apontando quando surge aquele prazer culpado quando um amigo passa por dificuldades, ou um ato secreto de sabotagem ou boicote.
Quando a inveja é particularmente bem escondida é possível que não se consiga nem mesmo denominá-la. Apenas conhecemos certas pessoas que nos "irritam " ou nos "fazem" sentir que algo nos falta.
É difícil olhar ou admitir a inveja. Frequentemente deixamos ela ali, surda, latente e inexplorada até que occorra a erupção na forma de uma sociedade terminada, uma amizade estremecida ou uma briga familiar. Ela existe como uma nuvem negra sobre certas relações familiares , entre irmãos, e até mesmo de pais para filhos(ou mães/filhas).
Na mitologia , talvez tenha sido o desconforto com seus próprios sentimentos invejosos que tenha feito os Gregos projetarem a inveja em seus Deuses, produzindo uma mitologia repleta de estórias de retribuições divinas direcionadas àqueles muito belos ou muito talentosos mortais.
Uma coisa não se pode questionar....A inveja machuca. E machuca forte. Mina relações e traz péssima carga energética para a nossa vida.
Para mim, ao menos, a inveja é muito embaraçosa.
Não é porque eu escrevo este texto que o leitor vai imaginar que aqui vai critica a qualquer pessoa como se fosse eu isento deste sentimento mesquinho. NÃO! Longe disso. Sendo humano , tenho as mesmas fraquezas que todos temos, e -porque não?- a Inveja também.
A Raiva pode ser disfarçada em temperamento ,o Desejo pode ser camuflado em apetite voraz pela vida , mas a inveja , não. Ela é de qualquer forma um sentimento ligado à derrota ,à fraqueza e mesquinhez.
E, pela nossa inadvertida tentativa de mantê-la camuflada, temos especial dificuldade em lidar com ela.
Se vamos trabalhar nossos próprios sentimentos sombrios,primeiro temos que admitir a sua existência.
Quantos de nós queremos nós livrar daquele sentimento de aperto que vem quando um amigo nos conta um feito positivo, um prêmio recebido , um êxito profissional ou pessoal?
Aquela pergunta interior : - Porque ele e não eu? Quando você visita o novo apartamento de seu amigo??
E alguem já me disse um dia, que não era pelo dinheiro , mas pela beleza que a outra pessoa tinha ao seu redor!!??
A inveja frequentemente se parece com outros sentimentos, como ressentimento, insatisfação com a sua vida , com os seus rendimentos , com a sua família. Para muitas pessoas parece apenas um sentimento emergente de não ser bom o suficiente.
Se quisermos nos ver livre disso , devemos primeiro , nos livrar de varias camadas que recobrem a inveja. Há algumas pistas que podem nos auxiliar, tais como a compulsão por achar defeitos nos outros ( faço aqui meu mea culpa), a sensação depressiva que se sente na presença de determinadas pessoas , aquela voz fininha dentro de nós que diz : - Nada de bom acontece para mim!!,quando voce escuta sobre a boa sorte de um amigo.
A inveja,como qualquer outro sentimento complexo, pode ter se assentado em sua psique e virado uma tendência habitual.
Ela então age como sentimento "default" manisfestando-se sempre que você vê alguém de deflagre aquela sensação.
Mas então , perguntamo-nos, não há saída?
Bem,como a inveja é um sentimento enraizado na sensação de deficiência ou insuficiência, devemos trabalhar em nós mesmos o sentimento de abundância natural.Em diversos níveis. à nivel mental , a nivel da ação e no nível de conhecimento.
Quando eu decidi confrontar a minha inveja, eu o fiz ( e faço) em um modo caso-a-caso e toda vez eu iniciei com a mesma pergunta. Eu pergunto a mim mesmo exatamente o que eu invejava na outra pessoa. Então eu trabalho este sentimento com meditação e usando conhecimentos do Yoga Sutra de Patanjali. : " Cultivar sentimentos de amizade em direção a felicidade" . Mas este é apenas um método.
O importante é que posssamos descobrir em nós mesmos quanto somos abundantes de saúde , felicidade, amigos e amor.
Bom dia a Todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário