quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESCOLHA SAUDÁVEL ( SMART CHOICE)

Quem de nós que tem filhos, não comprou ou compra para eles cereais, imbuído das melhores intenções?
Eu digo , que sim. Já o fiz várias vezes.
Vocês já notaram como os anúncios destes alimentos são sempre marcados por um glamour infantil todo particular?
Ao ler um artigo na revista Time da primeira semana de novembro, vi fatos assustadores.
O articulista diz que nos US, na revisa Health Psycology , foi publicado um artigo que mostra que entre crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos, evidenciou-se um consumo de cereais 45% maior naquele grupo que assistia cartoons entremeados por anúncios de cereais, do que no grupo que assistia AOS MESMOS cartoons , porém sem os tais anúncios de cereais.
Ao menos eu,não tinha a exata noção do poder da mídia sobre a alimentação dos nossos pequenos. Sempre soube que,sim,havia uma influência,mas da grandeza de 45%!!?? Confesso que os números são impressionantes...
Hoje ,1/3 das crianças americanas são obesas.Uma projeção da American Obesity Society diz que a tendência é de que este número aumente em 15% ao atingir a idade adulta.
Isto representará algo em torno de 45% da população americana em alguns anos.
A repercussão disso na saúde é inevitável e catastrófica. Advirão complicações como Diabetes,Hipertensão,Problemas Cardiovasculares,Complicações Ortopédicas,Maior Incidência de alguns tipos de Câncer,etc.
A Sociedade,como um todo,adoece. Milhões de dólares serão gastos em assistência de saúde e medicações, e a máquina capitalista do Tio Sam segue funcionando....
Costumava comprar para minhas crianças(todas elas) um cereal que se chama SMACKS. Puro açúcar com grãos de arroz. Um "arroz doce" de pacote. Dificilmente aquilo faz algum bem à criança...
Mas o grande atrativo do pacote além do lindo sapinho desenhado a frente do mesmo era o brinquedinho que trazia em seu interior...
A Rudd Center Food Reserchers da Yale University , US , mostrou que as crianças em idade pré-escolar(2-5 anos) assistem em média 507 anúncios de cereais por ano. A Rudd estuda ainda o fenômeno do selo " Smart Choice" , um selo conferido nos US, aqueles alimentos supostamente saudáveis. Destes alimentos "Smart Choice" a Rudd focalizou especialmente os cereais porque estes são mais anunciados na mídia do que qualquer outra categoria. Além do fato do cereal poder ser considerado "smart choice" mesmo que tenham até 12g de açúcar o que corresponde a aproximadas 3 colhers de chá de açúcar por porção!!?
É muito açúcar minha gente...
No Reino Unido , aonde há um controle maior sobre o que se anuncia para nossos miúdos, apenas uma (sim 1) marca de cereal comercializada nos US seria anunciada nos programas infantis. Não que não se encontre à venda. Sim,estão lá para quem quiser comprar. Só não são anunciados com roupagem glamurosa, como no Brasil e nos US....
Isso é ética na mídia...
Os liberais de plantão podem confundir com falta de liberdade,autoritarismo,etc...
Mas qual o direito que uma Kellog´s, Uma General Mills ou uma Quacker tem de se locupletar da inocência de nossos filhos e da ignorância de nós ,pais,para empurrar-nos goela abaixo alimentos que fazem mal??
Enfiar esses venenos em meio aos Backyardigans,Barneys,e Patos Donalds da vida é um ato de covardia e mediocridade extremas
Francamente....que vergonha!!
Atentemos pois,pais,para o que colocamos na mesa para nossos filhos.
Que tal ao invés do cereal colorido da caixinha bonita, comprarmos uma boa granola e um brinquedinho para eles?
Um beijo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário