segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UM FATOR DE RISCO CHAMADO CHEFE....

Bem...Chefe é algo presente em minha vida desde os meus tempos de Universidade.
Tive chefes de vários tipos, muitos me ensinaram muito.
Alguns ensinaram-me como proceder e alguns outros, poucos é verdade, me ensinaram o valoroso modo de NÃO PROCEDER.
Lembro-me de alguns , aos quais reservo-me o direito de não citar nomes- Vai que eles lêem isso aqui RSRSSR- ..
Uma pessoa que durante uma reunião me ameaçou não deixar sair do país aonde me encontrava naturalmente sem sucesso e um tempo depois me ameaçou reter o passaporte...RSRSRS...Hoje , acho graça e penso que esta pessoa deveria estar trabalhando em Dep. de Imigração , e não na area médica...RSRS
Houve uma outra pessoa que , ainda residente, passando visita em um paciente seu, deixei sem qualquer intenção meu telefone celular,para emergências...
Curiosamente depois, esta pessoa, muito famosa e mais experiente do que eu , veio me pedir para não fazer isso pois podia parecer que eu estaria tentando " roubar" o paciente !!?? Eu um residente de Primeiro ano!!!
Lembro ainda na residência de um outro que ao fazer um procedimento cirurgico em um doente que fez menção de vomitar, me pediu para pegar um balde. Bem 2 eram os baldes próximos. Um , mais próximo, tinha um enorme furo em seu centro....e a uns 50cm havia um outro SEM furo...Qual eu peguei??' Lógico que foi o sem furo....e meu chefe me deu a maior espinafração , dizendo : - Quando eu quiser aquele balde , me dê AQUELE BALDE!!...Devia ter deixado o paciente vomitar no chão ...
O que é ainda curioso na relação com os chefes é o grau de estresse que ela acarreta na vida do indivíduo.
E foi exatamente isso que o site da BBC abordou.
Segundo o NICE ( National Institute for Health and Clinical Excelence) a postura negativa dos chefes representa o maior risco à saúde mental dos empregados.
Ainda segundo o NICE no Reino Unido gasta-se o equivalente a U$ 46 Bilhões por ano em doenças mentais associadas ao trabalho e mais de 13 milhões de dias de trabalho são perdidos por causa de estresse ,ansiedade e depressão.
Os cálculos são que uma empresa de cerca de 1000 empregados economizaria mais de 400 mil dolares por ano se investisse o equivalente a 10 mil dolares em " wellness" dos seus funcionários.
Há um relato de uma pessoa que se chama Yasmin de 37 anos , contadora, que após tentar mais de 30 antidepressivos diferentes , ficou 4 anos sem trabalhar e diz ter perdido toda a sua autoconfiança e amor próprio.
Como vemos , a atitude diante das pessoas que trabalham conosco é tão importante quanto a competência , podendo mesmo ser incluida entre os quesitos que nos fazem considerar alguem competente.
Com base nisso e em crenças antigas minhas aqui aonde trabalho , iniciamos um projeto em agosto deste ano que involve wellness, e consiste em noções de Yoga e Meditação 3 vezes por semana, reeducação alimentar, desencorajamento do tabagismo , atividades externas como o futebol as 5as feiras da qual ate o CEO da empresa participa, volei de praia,etc. Após ambas as atividades há sempre uma "grilliatta" que nada mais é que um churrasquinho do qual todos , inclusive familiares, participam.
Contratamos este mes um grupo de psicologos para implementarem conosco um programa de longo prazo.
Tentamos assim , melhorar um pouco o ambiente e aliviar um pouco do peso do chefe, a medida em que fazemos ver aos funcionarios que eles podem, por exemplo , dar um drible desconcertante no seu chefe , como o que Alex meu motorista deu em mim deixando-me caído de bunda no chão...
Bem...É isso!! Um grande abraço

link : www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/11/091105_stress_managers_mv.shtml

Um comentário:

  1. o que é pior, ser chefe ou ser chefiado
    minha experiencia como chefe de equipe na emergencia de um hospital estadual foi terrivel. comandar, ou coordenar colegas que as vezes não querem nada com a hora do Brasil não é das tarefas mais agradáveis...
    mas ter um chefe como o nosso da residencia, presumo quem seja, se não for tem mais de um com esse perfil, tb é complicado.
    abç
    Bruno

    ResponderExcluir