sábado, 19 de dezembro de 2009

CALOR

Ontem cheguei ao Rio após uma ausência algo prolongada....
Não posso de verdade dizer que senti saudades da convivência com meu povo , pois afortunadamente Deus me deu o privilégio de conviver com brasileiros de primeira qualidade no exterior, além de estrangeiros com alma de brasileiros...
Quem acompanha estas Andanças consegue perceber que passo uma grande parte do tempo na Africa , o que me confere algum grau de autonomia para falar de desorganização..... E tambem me confere conhecimento para falar , com propriedade, de calor humano.
Se há uma coisa da qual não se sente falta estando na Africa , principalmente em Angola , é de calor humano....
Calor este, que a mim se apresentou de diversas maneiras...Ora positivamente....Ora negativamente me fazendo provar da ira africana (nem sempre justificada)....Mas sempre se fez manifestar...
Se há uma coisa que não se prova na Africa é indiferença e tratamento "morno"...
E foi o que senti ontem ao chegar na minha cidade...
Ao entrar no taxi, um misto enorme de sensações tomam de assalto a cabeça e se refletem no corpo e o calor, o suor, a taquicardia e aquela sensação de "coração apertado" passam a substituir a fria previsibilidade encontrada no vôo longo quando se passa horas e horas esperando o aviso de endireitar as cadeiras e apertar o cinto....Acho que essa prvisibilidade só é quebrada quando o avião é sequestrado ou cai..RSRSSR ....E antes que o FBI interdite esse blog e me mande para Guantânamo, voltemos ao Rio.
Ja na saida da Ilha a visão do Hospital do Fundão , aonde me fiz profissional e me aperfeiçoei como gente me dá um sentimento nostálgico e de tristeza...omo está mal cuidado e abandonado....
Ali conheci o sofrimento humano e ali aprendi a mitigá-lo....Ali conheci pessoas que farão parte da minha vida por toda a sua duração.
Passo a Av Brasil e noto ainda como o Rio está mal cuidado e feio....As vezes critico Luanda, mas olhando determinadas areas....nada fica a dever....
Av Brasil aonde passei diariamente durante anos em minha rota ao Hospital Mario Kroeff...
Passo pelo Hospital de Bonsucesso...Mais lembranças tambem...
Enfim, chegar ao Rio é bom e ruim....Como tudo na vida né?
Agora o que não tem comparação alguma é o calor....
Mas não aquele que impulsionam termomêtros via acima .....
Mas sim aquele que faz bater mais forte o coração, que faz com que um ritmo sempre regular seja trovejado por extrassistoles.
Encontro as primeiras faces conhecidas,paro o taxi e ja encontro com miha mãe n portão por acaso, vejo minha filha chegando ao portão com aquele seu sorriso aberto, bálsamo para todos os meus males...
Passo a tarde com eles em afazeres preparatórios para um casamento a noite. Vou a uma loja encontro uma amiga antiga que fez curso de inglês comigo há mais de 25 anos atras, Renata.
Chego ao casamento e revejo parentes e amigos de tantos anos...Escuto meu filho perguntar se uma pergunta que lhe fiz e a sério ou se era uma pergunta retórica.....Digo : - Excuse me?..Pergunta Retórica...Aos 11 anos?? Como assim?? Vejo que o tempo passa e que meu filho está excelente em inglês...Verdadeiramente bem , uma pronuncia muito boa...
Enfim....vejo a vida andar...e sinto o calor...o calor que bate ao coração e que só encontro aqui, nesta Cidade Maravilhosa por definição....
E termino a noite sentindo TODOS os calores , dançando funks com meu filho e minha filha na pista de dança...Dançando com minha filha.....
Viva o Calor Carioca...que se faz presente a despeito da estação....
Um beijo bem carioca com gosto de caldinho de feijão do Bracarense...

Um comentário:

  1. Fantástico seu resumo de emoções. Me senti chegando ao Rio tambem...Você não pode se restrimgir ao blog. Escreve muitissimo bem.....Transborda inteligência ...Parabens

    ResponderExcluir