quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Há Vidas & Vidas

Hoje ao dirigir para o trabalho ouvi no rádio que a Sony Music vai relançar todos os discos de Elvis Presley, que completaria amanhã 75 anos de idade.
No momento me veio a sensação de que Elvis , por fazer parte de meu imaginario infantil , deveria ter muito mais que 75 anos e que esta idade não seria tão elevada assim a ponto de ter privado o Mundo de um de seus maiores ídolos.
Essa estranha sensação foi corroborada por um paciente que vi pela manha que tem 74 anos e completará 75 anos no próximo mês.
Um paciente que viveu 50 dos seus 74 anos na Africa , sem grandes recursos financeiros, nutricionais ou sanitários.
E , ainda assim , apresentou-se a mim , no vigor de seus 74 anos , sem demonstrar a menor intenção de interromper sua curva vital brevemente.
Então pensei que Elvis Aaron Presley , nascido em Memphis - Tennessee , criado propriamente a "Milk Shake" teria todas as condições de estar vivo e em ótimo estado saúde hoje.
Não fosse pela sua condição de vida se indiscutivelmenter melhor, mas tambem pelos recursos com os quais poderia contar.
E me perguntei: - O que nos faz tão diferentes?
Não é apenas a genética que faz com que um homem africano de 74 anos sobreviva a um outro homem americano dos USA de idade igual...
O que faz TODA a diferença é como se viveu....
Não que a vida deste senhor africano tenha sido um modelo em termos nutricionais, de qualidade de vida ou tenha ele sido um exemplo em termos de atividade fisica. Longe disso , o referido senhor foi exposto a toda sorte de intempéries imagináveis inclusive a Guerra Civil.
A grande intempérie a qual ele não deve ter sido exposto e a qual Elvis notadamente foi, é aquela que reside dentro de nós.
Elvis foi mais uma vítima de si próprio. Da falta de cuidado e carinho que o ser humano tem com seu próprio corpo e que denota muitas vezes tambem uma falta de cuidado com a alma.
A velha maxima "Mens Sana in Corpore Sano" não poderia encontrar tradução melhor.
Quem não se lembra da diferença emblemática entre o Elvis Presley de inicio de carreira, ágil, aguçado e com um touro bravo solto em seus quadris e aquele outro que posteriormente deixou o Mundo embasbacado num misto de estupefação e pena , ao mostrar-se ofegante, pesado, suado e nitidamente se arrastando pelo palco?
A pergunta é : - O que é ligado ou desligado dentro de nós , que nos faz perder o respeito por nós mesmos e descuidar do nosso corpo?
Creio eu que em verdade é o descuido com nossa alma que nos faz enveredar por este caminho.Ou por este descaminho...
Uma vez que ao olharmos para o espelho não conseguimos ver além daquela imagem, simplesmente olhamos mas não vemos aquele reflexo. Olhar e não ver...Ouvir e não escutar...Tocar e não sentir... Notaram como os nossos sentidos têm gradações?...Comer e não saborear também.
Vemos toda a sorte de alimentos passando na televisão, radio e jornais nos convidando a verdadeiros suicídios em doses homeopáticas.
Na verdade toda a modernização é feita em direção ao sedentarismo, controles remotos, automóveis com vidro elétrico, transmissão automática...Agora até inventaram videogame , o tal do Wii que traz jogos de exercícios físicos.!!!?? Impressionante não?
Os medicamentos mais vendidos são os antidepressivos atualmente. Mais até do que os anti-hipertensivos.
Assim Elvis se descuidou de sua mente , utilizou quaisquer tipos de medicamentos, participava de verdadeiras orgias gastronômicas , exprimindo no corpo o descuidado com a mente.
Voltando ao paciente africano....Tenho a certeza de que por uma ou outra razão ele não somente não teve acesso a este tipo de facilidade,se é que se pode chamar assim algo que vai provocar sua morte, como tambem esteve com sua mente extremamente ocupada pensando diariamente em como se manteria vivo nas próximas 24 horas...
Talvez , embora não seja esse o modelo ideal de pensamento, tenha sido isso que o tenha feito cuidar do corpo já que a mente tinha um firme propósito de continuar viva...
Fica aqui para a nossa reflexão....Não que o ideal seja que todos passemos a vida preocupados.. Mas que mantenhamos nossas mentes ocupadas e focadas sempre, para que pensamentos furtivos não nos venham a furtar (desculpem o trocadilho) a nossa vontade de continuar vivos.
Um beijo saudável e uma saudação ao Rei do Rock....Escrevo agora ouvindo " Sweet Caroline" na voz de Elvis Aaron Presley.

2 comentários:

  1. Você devia publicar seus textos.Ótimos

    ResponderExcluir
  2. Também penso, que você deveria publicar seus textos !!! Pq você escreve muito bem !! Aqui encontramos um pouco de amor, felicidade e etc..
    Grazielle

    ResponderExcluir