sábado, 17 de outubro de 2009

RESSACA OLÍMPICA...VERGONHA NACIONAL!!!

Olá amigos.


Muito feliz fiquei e postei neste espaço quando o meu ,seu ,nosso Rio de Janeiro ganhou a disputa para sediar a Olimpíada de 2016.


Naquele momento , me vesti de brasileiro , mormente , de carioca e exalava o aroma praiano do Rio por estas paragens estrangeiras, e a cada casa de estilo colonial semelhante ao português que via me sentia na Lapa ou em Santa Tereza.


Aos amigos, não me cansei de propalar as maravilhas de minha terra , as belezas de meu povo....Até o Lula elogiei....


Bem , hoje pela manhã, Sergio Rizzo , grande médico , homem que viveu mais da metade de sua vida a serviço da ONU por muitos paises do Mundo - do Mundo Pobre , é bom que se diga- me encontra na portaria do prédio em que somos vizinhos e faz a pergunta , sem qualquer má intenção: - Márcio, como o Brasil vai organizar uma Olimpíada se há uma Guerra Civil instalada??


Como ainda não tinha lido o Jornal na Internet, perguntei o que houve e ele me disse que havia um intenso combate entre os Carabinieri (= Policia) e os traficantes. Relatou ate mesmo a derrubada de um helicóptero da polícia.


Disse eu que era mesmo assim , que tivéssemos calma, que ia passar ,etc. Mas me dei por vencido pelos argumentos de um homem do Mundo , tendo trabalhado em guerras que me disse:


-Márcio, derrubada de helicóptero é um ATO DE GUERRA!! Como assim acontece a toda hora?? Vocês têm que ter a real noção do que se passa!!


Realmente, pensei , corri para o computador e vi que realmente , 10 ônibus queimados, helicóptero derrubado com policiais mortos , são ATOS DE GUERRA!!! Talvez por sermos cariocas , o que nos transforma imediatamente em seres apaixonados , não tenhamos olhos para ver isso ...GENTE vocês que vivem aí no Rio e infelizmente não estou ai , estão EM GUERRA!! Não se pode mais fazer "vista grossa" para isso sob pena de criar uma cortina de fumaça suja , tingida de sangue.


Será que tem jeito!?


Será que vai melhorar?


Se vai e se tem....PORQUE ATE AGORA NÃO TEVE??? PORQUE ATÉ AGORA NÃO MELHOROU??


Será que seremos capazes de responder a estas perguntas?


Será que o COI já não está lamentando sua escolha!?


Com as Olimpíadas não vêm somente os louros e o orgulho .....Mas tembém responsabilidade!! Estamos na vitrine do Mundo!! Me digam QUAL DAS CIDADES QUE SEDIARAM OLIMPÍADA RECENTEMENTE PASSARAM 6 ANOS ANTES DAS MESMAS POR SITUAÇÃO SEMELHANTE??


Comecemos em 1980: Moscou...OK Guerra Fria...Mas Civil NÃO!!


1984: Los Angeles...Dispensa Comentários...


1988: Seul....Pacífica...


1992: Barcelona...Calma...Linda


1996 : Atlanta...Organizada...Sem Problemas


2000: Sidney...Austrália...O que dizer??


2004: Atenas...Grécia..Terra dos Jogos Olímpicos...Talvez a ultima Guerra tenha sido a de Tróia!!


2008: Pequim... Muito serena..





Minha gente, sentiram a responsabilidade?? É MUITA !! MUITA MESMO!!





Pude ver e sentir na pele e no coração hoje como estas notícias repercutem no exterior...Um médico italiano , uma pessoa sensível que conhece o Mundo , o 3o Mundo, me diz isso....


Não se pode classificar como um curioso qualquer falando sobre o que não sabe....Um burgues do Primeiro Mundo , criticando o Terceiro Mundo ...Não ... É a opinião de gente que entende , e mais , conhece as dificuldades do Mundo Pobre...


Sim amigos....Este post vai carregado de decepção, tristeza, esperança sim , pois ainda resta e sempre restará!!


Mas ...devo dizer...TÁ DIFÍCIL VIU!?


PS : Fico devendo a versão em Inglês...Até porque...como pudemos ver...O MUNDO JÁ VIU!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário