quarta-feira, 11 de março de 2009

CUELA CUELA E SEU CHICUALE ( PAU DE CABINDA)

Bem Amigos ( com a licença de Galvão Bueno...).
Muito se fala da virilidade e da presença marcante da sexualidade na vida dos povos latinos. Quem nunca ouviu por aí a expressão "Latin Lover" ???
Bem , em minhas andanças pude verificar a existência do "Afro Lover" que passa qualquer "Latin Lover " para trás -sem trocadilho , por favor!- .
Nestes anos convivendo e bebendo da fonte - SEM TROCADILHO POR FAVOR!!- da cultura africana , é impossível não notar a importância que a saúde sexual tem para os homens E para as mulheres.
É muito difícil se prescrever uma medicação sem ouvir a indagação de seus efeitos sobre a saúde do órgão....
A Síndrome do Gato de Armazém é extremamente temida por estas paragens.
O que? não sabem do que se trata? Desculpe esqueci que a platéia é também composta de leigos...
Bem nesta Síndrome o dito cujo fica dormindo sobre o saco....tal qual o gato do armazém!!!Horrível esta não???
E as mulheres? Ficam na periferia? Não! Não mesmo! O curioso da mulher cabindense é que embora haja uma organização bastante machista da sociedade, a mulher não se conforma com a abstinência ou com a insatisfação e age de maneiras distintas. A mulher na verdade é a força motriz desta sociedade, embora não receba o reconhecimento claro em relação a isto.
Há o "Tribunal Tradicional" composto por mais velhos de ambas as famílias do casal para que se tente chegar a um bom termo em casos de disavenças conjugais , incluindo aí as de natureza sexual.
Tenho um caso curioso para contar.
Um paciente que acabou virando amigo chamado Cuela Cuela um dia me trouxe um "presente".
Ele é oriundo da região do Maiombe , que fica na fronteira com o Congo , à mais ou menos 40 minutos daqui. Uma região belíssima de mata fechada aonde se pode ver Gorilas e Elefantes , porém uma zona ainda de risco em virtude de movimentos separatistas de guerrilhas.
Bem, Cuela um dia me trouxe uma sacola de plástico com uns gravetos e cascas de árvores .Senta-se em meu consultório e me entrega o saquinho após o término da consulta. Cuela então me explica que aquilo é o Chicuale , vulgarmente conhecido como "Pau-de-Cabinda" uma casca de árvore que é extraída através de um ritual no qual , em uma noite de Lua cheia , a pessoa retira a roupa , pondo-se despida e penetra - SEM TROCADILHO POR FAVOR- na Mata do Maiombe. Ao localizar a árvore saca de um facão e retira fragmentos da casca e pequenos gravetos. Cuela me descrevia o ritual com um sorriso na boca e um brilho nos olhos , e eu imaginando o Cuela Cuela peladão na Mata do Maiombe recolhendo o tal Pau.
Uma vez extraído o pau - SEM TROC.......Bem ,vcs já sabem- a pessoa que o oferece deve experimentá-lo na frente da pessoa que vai recebê-lo -AHH! SEM TROCADILHO!!- de maneira a deixar patente a completa falta de intenção em envenená-lo. Deve-se deixar o graveto e as cascas em uma garrafa de vinho ou Whisky para infundir -SEM TROC.....- e depois , e isso é crucial AMBAS as pessoas envolvidas na relação devem tomá-lo.
Bem , por hoje é só!!! Se algum dia usá-lo juro que conto o seus efeitos....Não sei se escreverei o Blog até os meus 99 anos quando possivelmente precisarei lançar mão destes artifícios...(RISOS)...
Abraço a todos

Um comentário: