quinta-feira, 26 de março de 2009

A China é Aqui.....Mas também ali...e acolá...


Quem já não estava sentado em um barzinho no Rio e foi abordado por um(a) Chinês/Chinesa vendendo chaveiros,isqueiros,canetas,etc.?
E as pastelarias?Notaram que nos ultimos anos deu-se como que uma "padronização" das pastelarias pelo Rio? E que também ocorreu uma multiplicação destes estabelecimentos? Guardadas as devidas proporções, mais ou menos como a Igreja Universal fez com os antigos cinemas, um Grupo de Chineses ( Máfia não, por favor!!) também comprou várias casas de sucos e transformou em pastelarias. O curioso é que até mesmo o padrão de azulejos e ladrilhos é idêntico em todas elas.
Bem , isto posto, como não como pastéis e nem compro canetinhas fosforescentes ou chaveiros brilhantes, vou falar um pouco da minha área....
Há uns meses atrás li num exemplar da revista "The Economist" um artigo dizendo que o mercado chinês está retraído e por um motivo inusitado ( ao menos para mim). No referido artigo , a classe média chinesa não consome como as outras em virtude da grande preocupação com a saúde , ou melhor, com os gastos advindos da falta da mesma.
Parece que o atendimento medico publico seria extremamente precário e o acesso a medicina privada extremamente caro, o que faria com que os chineses deixassem de consumir para guardar dinheiro para o "dia da doença"!!!??
Estranho não? Logo os chineses , um povo cuja saúde e hábitos sempre foram tidos como parâmetros para os desvios da civilização ocidental , vide Do-Ins ; Tai-chi-chuans e acupunturas da vida...
Bem o fato é que isso que vocês vêem aí acima é a receita de um médico chinês que atende em Pointe Noire no Congo Brazaville e me foi mostrada por um paciente.
Além de Pastéis, Canetinhas e chaveiros....Agora médicos também....
Só que : - Quero ver alguém dizer que minha letra é ruim e não entende minhas prescrições depois desta!!!!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário