terça-feira, 3 de março de 2009

Este Blog

É incrível como nossa vida pode mudar de uma hora para a outra . Há alguns anos atrás eu era o ícone do sedentarismo , do stress cotidiano e da rotina sufocante de um cirurgião no Rio de Janeiro.
Passar por 4,5,e até 6 hospitais por dia não era nada raro,assim como dirigir mais de 100km por dia também fazia parte do meu dia-a-dia.
De repente me vejo indo , ou por outra, vindo , já que escrevo daqui, trabalhar na Africa, em Angola .Conviver e tratar de um povo cujas tradições e hábitos culturais embora fizessem parte da nossa cultura, eram também uma grande incógnita para mim , o que vim aos poucos a descobrir não ser totalmente acurado.....Há mais coisas entre o Brasil e Angola do que imagina a nossa vã filosofia e certamente mais do que contam os livros de História nos quais estudamos.....
Então aqui vou ao longo dos dias , sempre que tiver um tempinho, contar trechos e fatos interessantes da minha experiência que já dura 3-4 anos em Cabinda.
Cabinda é um enclave angolano entre os 2 Congos , RDC ( República Democrática? do Congo) e o Congo Brazaville. Juntamente com estes 2 países , Cabinda faz parte do Reino MBanza Congo habitado pela nação Bakongo, de etnia Bantu.
Isto posto, cabe a pergunta : Porque um enclave angolano no meio dos Congos???
Bem , em primeiro lugar, permitam-me esclarecer que Cabinda é chamada enclave por não estabelecer absolutamente nenhuma conexão por via terrestre com o território angolano. E , agora, a informação que explica tudo.....Cabinda é riquíssima em Petróleo !!! Offshore e , segundo dizem, Onshore também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário