sexta-feira, 4 de junho de 2010

OURO NEGRO....PRAIA NEGRA...MAR NEGRO...

Depois de 6 semanas vazando petróleo e gás no Golfo do México, nota-se uma calmaria de todos em relação ao que foi o maior desastre ecológico dos Estados Unidos e certamente um dos maiores do Mundo.
No momento em que a mancha de petróleo atinge as praias da Florida em pleno inicio de verão americano,a indignação praticamente se restringe às populações dos estados da Louisianna e Alabama... e ao Presidente Barack Obama...
Nem mesmo a população do Texas , estado igualmente afetado, se manifestou muito claramente , o que talvez, deva-se ao fato da Indústria Petrolífera ter naquele estado a sua "meca".
Será esse um fato isolado?
Certamente não. É inegável a gravidade da situação e o seu impacto na economia local que se refletirão por anos a fio.
Mas talvez o grande diferencial desta situação seja o fato de ter acontecido em pleno Golfo do México, no backyard norteamericano e pelo fato de ter sido provocado por uma companhia petrolífera "estrangeira".
O que devemos aprender com essa verdadeira corrida ao ouro negro?
Creio que por experiência própria digo que a industria extrativista do Petróleo não necessariamente significa enriquecimento da população e muito menos desenvolvimento das áreas que abrigam as reservas...Cito exemplos clássicos como os de Cabinda(Angola), Pointe Noire (Congo Brazaville) e Macaé( Rio de Janeiro) , locais detentores de enormes reservas , porém profundamente atrasados em todos os aspectos.
Deste episódio no Golfo do México pode-se concluir ainda que a chamada Lei Ibsen Pinheiro, de distribuição dos "royalties" do petróleo de maneira equânime é uma grande estupidez. Podemos perguntar ao deputado Pinheiro ,quem arcará com os prejuízos , no caso de um acidente semelhante a este do Golfo ocorrer em Macaé? Será que sua lei também prevê a partilha do ônus de um acidente ecológico, desempregos, doenças que vêm na esteira de um acidente deste tipo e que perduram por décadas?Não acredito.
Por último , creio que fica patente uma máxima que aprendi na Cirurgia... Se a pessoa não sabe tratar a complicação NÃO deve executar o procedimento.... Fica claro que sabemos extrair o petróleo em aguas profundas e no Pré-Sal (que é mais profundo do que o que se considera Aguas Profundas)...Porém fica bem mais claro que NÃo se sabe como proceder quando alguma coisa dá errado...
Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário