segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A DISSECÇÃO DE HIPÓCRATES


O que vocês encontram logo abaixo é o juramento de Hipócrates. Está em caracteres verdes , que somente depois da minha escolha, percebi ser a cor da esperança. Talvez tenha sido um destes " insights" . Mas já que falamos em esperança , peço a permissão para comentar a matéria do Globo de ontem 29/08, dia de aniversário da minha filha, Ana Carolina, o que , por si só , coloca a esperança dentre os "sentimentos do dia".
O Globo cumprimenta seus leitores no domingo ensolarado com a seguinte manchete : " MEDICOS PAGAM ESTUDANTES PARA FAZER PLANTÕES" . Se não foi literalmente isso , certamente essa foi a mensagem.
Pensei no que digo sempre que venho ao Brasil, ou quando falo com colegas brasileiros. Há ANOS não recebo notícias alvissareiras da medicina carioca. O que já não funcionava continua sem funcionar e aquilo que era razoável, se tornou pior.
Pensei então no juramento de Hipocrates. E para o espanto dos leigos (não-medicos) , NÃO sei o juramento de cor!! E pensar que toda a população confia que o juramento pauta o dia a dia dos médicos...
Não conheço um (a) colega que o saiba de cor, e que o pratique diariamente como um mantra.
Porque será isso? Porque muitos praticam diariamente a ÉTICA, que é nada menos do que a aplicação prática do"Juramento". E há , é claro, os"outros" que praticam sua ética particular.
Resolvi então dissecar o "Juramento" O primeiro paragrafo versa sobre a GRATIDÃO. Menciona a gratidão que um pupilo deve a seu mestre e aos seus filhos e herdeiros, se comprometendo a transmitir GRATUITAMENTE aos mesmos o ensino da arte médica. Claro que isso foi muito antes da Estácio, UNIG, Fac de Caxias, etc existirem e proliferarem como botequins por todas as esquinas, jogando no mercado fluminense milhares de medicos semestralmente, sem o menor controle por parte de CRMs CFMs Governos ,etc.
No segundo paragrafo , Hipocrates já começa a "pegar pesado". Toca em ética na prescrição de medicamentos , e faz uma observação contra o aborto . Naturalmente muito antes das Clinicas de Botafogo aparecerem, e muito, mas muito antes dos instrutores de academia prescreverem corticosteróides intramusculares, Mega Masses que destroem os rins dos "atletas" e Bombas contendo Taurina e mais cafeína do que toda a rede da Starbucks junta em apenas algumas capsulas.

Há uma frase solta : " Conservarei Imaculada minha vida e minha arte" ....

Deixo esta em aberto e isolada para a reflexão de cada um, já que "imaculada" é uma palavra com significado muito pessoal e , por isso, variável... Pensei nos medicos - representantes de material protético, nas clinicas que conveniadas ao SUS fazem quimioterapias com protocolos" esquisitos" .Talvez o" imaculada" deles seja diferente do meu..
Depois Hipocrates fala em não se praticar um ato para o qual não se está preparado e em deixar essas operações aos práticos que disso cuidam. Aí é inevitavel pensar nas milhares de clinicas de estética que proliferam feito formigueiros, e em seus milhares de profissionais mal formados , não-medicos despejando nas ruas verdadeiras mutações que parecem ter saído de um filme de George Lucas.Tambem aqui , o nobre mestre não imaginaria que um acadêmico seria pago por um colega para dar plantão!
Depois Hipócrates diz que não deve haver envolvimento amoroso ou sedução com pessoas de uma casa na qual se entra para praticar a medicina. Bem...acho que isso pode ser transposto para os consultórios, inexistentes à época de Hipocrates. E aí....Bem ... sei lá... acho que há problemas mais importantesa serem resolvidos que não afligiam os colegas da época Hipocrática.
Depois nosso Mestre fala em sigilo profissional, ou , confidencialidade. Éticamente perfeito, Hipócrates não contava ainda com as revistas de fofoca, ou jamais poderia imaginar que um dia se tornaria griffe ter sido operado(a) pelo Dr Fulano-de-tal. Porém certamente Hipocrates já previa que processos ocorreriam, e talvez até mesmo vislumbrasse a Medicina-Baseada-em-Tribunal (Court based medicine) desenvolvida nos Estados Unidos.
E aí vem o "Grand Finale" , que diz que , se cumprir o juramento à risca, o colega faria jus ao direito de gozar a vida felizmente , honrado entre os homens e , caso não o cumpra, o oposto ocorreria...
Mas Hipócrates infelizmente não vislumbrou, os planos de saúde, as cooperativas, as firmas de material protético que compõem essa ópera dos horrores em que se transformou a medicina fluminense...

Em 1948 a Declaração de Genebra , atualizou o Juramento de Hipócrates.

Quem sabe não podemos ter a versão fluminense do texto. Assim todos dormiriam tranquilos...Porque melhorar mesmo... sinceramente...


Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário